Ministério da Família

Blog

A prevenção ainda é o melhor remédio

No Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês “emblemático” devido as inúmeras iniciativas incentivando os homens a cuidarem da saúde, principalmente no que se refere a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este mês, inclusive, chega a ser conhecido como “novembro azul”. Neste período do ano muitos pontos turísticos são iluminados de […]


  • Compartilhar:

novembroAzul_concientizacaoNo Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês “emblemático” devido as inúmeras iniciativas incentivando os homens a cuidarem da saúde, principalmente no que se refere a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este mês, inclusive, chega a ser conhecido como “novembro azul”. Neste período do ano muitos pontos turísticos são iluminados de azul, fazendo desta cor, uma marca registrada da campanha. A referida iniciativa teve início na Austrália em 2003 , mas logo se espalhou pelo mundo.

As estatísticas têm revelado que de cada seis homens, ao longo da vida, um irá contrair o câncer de próstata . A realidade é muito alarmante e, para agravar o problema, grande parte da população masculina procura um médico apenas quando o estado da doença já está muito avançado. O urologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, Francisco Pegoretto, explica que o principal desafio no diagnóstico da doença está relacionado com o “preconceito masculino para a realização dos exames de rotina” , além é claro, do desleixo com a saúde, da falta de informação ou ainda, por incrível que pareça, o medo.

O empreendimento tem sua importância na tentativa de conscientizar os homens quanto ao cuidado da saúde. Muito embora o diagnóstico precoce não seja garantia de cura, não podemos minimizar o seu valor. Todavia, existe algo ainda mais importante do que tratar ou diagnosticar o câncer de próstata – preveni-lo. Como diziam os antigos: - “prevenir e melhor que remediar”.

Esta prevenção pode ser alcançada com uso abundante de água, repouso adequado, atividade física regular, controle alimentar, diminuição da gordura visceral abdominal, respirar ar puro, abster-se dos hábitos prejudiciais como o fumo, álcool e estimulantes, luz solar na medida e no horário adequado e, acima de tudo, confiança no poder de Deus.

Um jovem escutava atentamente o pastor enquanto este descrevia as belezas e benefícios da Nova Terra. As promessas que lia na Bíblia pareciam maravilhosas demais para serem verdade.

“Não haverá morte nem dor”...
“Ninguém dirá, estou enfermo”...

Muito impressionado ele questionou: - Oh, isto é muito lindo pastor, mas estou preocupado com o dia de hoje. Gostaria de algo mais que delícias somente no céu. Teremos que esperar ir para este lugar para então gozarmos de saúde e felicidade?

Claro que não, Deus está interessado em nosso bem-estar aqui e agora. No livro de João lemos: “amado, desejo que sejas próspero em todas as coisas, e que tenhas saúde” (3 João 2). Jesus afirmou: “Eu vim para que tenham vida, e tenham em abundância” (João 10:10).

Então, porque não desfrutar agora das bênçãos que Deus tem para você adotando um estilo de vida saudável?
Lembre-se, a prevenção ainda é o melhor remédio!

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo