Ministério Jovem

Blog

Eu sou a mensagem

Hoje é quase impossível imaginar como seria ficar um longo período para enviar mensagens e receber respostas rápidas. Quando mandamos uma mensagem, seja por email, sms, ou algo do tipo, ficamos aguardando uma resposta imediata. Ainda mais, depois que inventaram duas "coisinhas" de cor azul que denunciam se o destinatário visualizou ou não a mensagem. […]


  • Compartilhar:

Dia do seloHoje é quase impossível imaginar como seria ficar um longo período para enviar mensagens e receber respostas rápidas. Quando mandamos uma mensagem, seja por email, sms, ou algo do tipo, ficamos aguardando uma resposta imediata. Ainda mais, depois que inventaram duas "coisinhas" de cor azul que denunciam se o destinatário visualizou ou não a mensagem.

Para uma crianças e adolescentes que já nasceram na era da tecnologia, fica difícil imaginar os fatos e costumes de épocas passadas. Um exemplo clássico, é a carta. Esperar dias ou até semanas para que uma mensagem chegasse até o seu destino, que só confirmaria sua entrega quando recebesse outra carta como resposta, e se recebesse.

É pouco provável hoje em dia, encontrar pessoas que se comuniquem utilizando correspondências escritas a mão. Até porque com tanta tecnológica a nossa disposição, temos outras opções mais rápidas e precisas. E ainda mais, com a ajuda do corretor ortográfico, que ás vezes, não ajuda tanto assim.

Mas um longo período foi percorrido para chagarmos até os meios de comunicação atuais. A carta, o meio de comunicação mais antigo, que atendia as conversas a longa distância. Surgiu por meio do processo de escolarização da humanidade, em que o indivíduo passou a se comunicar por meio da escrita.

Esse recurso se utilizava de mensageiros que se deslocavam a pé ou por meio de cavalo para entregar as mensagens para o destinatário. Essa prática se tornou tão utilizada por todos, que a partir de um momento surgiu a necessidade da cobrança da primeira taxa postal. Então nasceu o selo.

O imperador Dom Pedro II foi quem trouxe a ideia para o Brasil em 1843. Colocando o país em segundo lugar na criação do selo postal. Após alguns anos os selos se tornaram tão comuns que ilustravam diversos motivos artísticos e cultural relativo a temas específicos, que até hoje são disponibilizados.

Isso levou ao surgimento dos “filatelistas” os colecionadores de selo. Esses fanáticos por selos, buscam diversos modelos. Os atuais, os mais antigos, os mais raros, os mais bonitos, os mais importantes, entre outros. A apreciação artística e principalmente, os que relatam fatos importantes de uma nação, é o principal motivo da paixão desses colecionadores. Exemplo disso é o famoso "Olho de Boi", primeiro selo brasileiro, que hoje é considerado uma preciosa raridade filatélica.
 

Primeiro selo brasileiro

Primeiro selo brasileiro

Hoje, dia 1 de agosto, comemora-se a emissão do primeiro selo brasileiro.

O selo é um marco muito importante na história da comunicação antiga. Ele é o principal símbolo da carta. Da mensagem que chegará ao seu destinatário.
Os meios de comunicação de hoje em dia, nos distanciou desse antigo recurso.

Mas nos possibilita o uso de ferramentas disponíveis dos nossos dias. Cada carta, email ou sms, tem uma mensagem específica para ser entregue para alguém. Não importa o meio. Antigo ou atual, o importante é que a mensagem chegue ao seu destino.

Todos nós temos uma verdade a proclamar para o mundo inteiro. Uma mensagem que todos precisam ouvir. Por isso, temos uma missão, um propósito. Você foi escolhido como mensageiro, e é sua responsabilidade levar essa carta para o máximo de pessoas possíveis.

A bíblia deve ser o nosso selo, o símbolo da nossa mensagem. A garantia de que a nossa mensagem tem uma procedência verdadeira, justa, fiel e viva. Aceite esse desafio, e seja uma carta aberta para esse mundo.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo