Saúde

Blog

A luz da vitamina D

Nossa série sobre os remédios naturais continua, e essa semana iremos falar da importância da luz solar. Ela é a principal fonte de vitamina D. Apesar de estarmos em um país tropical, boa parte da população tem deficiência dessa vitamina por não se exporem de maneira adequada aos raios solares, o que acaba causando falta desse nutriente, fundamental para uma boa saúde. O primeiro […]


  • Compartilhar:

Luz SolarNossa série sobre os remédios naturais continua, e essa semana iremos falar da importância da luz solar. Ela é a principal fonte de vitamina D. Apesar de estarmos em um país tropical, boa parte da população tem deficiência dessa vitamina por não se exporem de maneira adequada aos raios solares, o que acaba causando falta desse nutriente, fundamental para uma boa saúde.

O primeiro ato da criação dessa terra foi o da luz. “E Deus disse: Haja luz e houve luz”. Após a luz, as demais cenas da criação tiveram lugar. Nada nesse mundo poderia sobreviver sem ela. É a fonte de energia que mantem todos os seres vivos.

Mais tarde, no quarto dia, Deus criou o Sol. O luzeiro que governaria o dia. Nossa vida e saúde dependem diretamente do sol. Por meio do seu espectro eletro-magnético que atinge a terra, a luz solar cria carboidratos a partir de água e do gás carbônico, e com essas substâncias, a planta sintetiza todos os nutrientes que necessitamos.

Mas os benefícios da luz solar vão muito além. Ela é considerada um dos principais “remédios” a disposição da raça humana, e o melhor, gratuitamente. Uma das substâncias necessárias para manter a saúde é a vitamina D. Ela não é produzida pelas plantas, é sintetizada por meio dos raios solares.

Quando nós nos expomos ao sol e recebemos os seus raios, ainda que por pouco tempo, produz-se quantidades de vitamina indispensáveis a manutenção de inúmeras funções. Isso ocorre por transformação de uma molécula de colesterol em vitamina D. E ao mesmo tempo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol que circula pelo sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Outras vantagens e ações terapêuticas incluem: diminuição da pressão arterial, diminuição da frequência dos batimentos do coração, reduz a taxa de glicose no sangue, entre outras.

Pessoas com depressão podem obter no sol um eficiente aliado para se recuperar dessa enfermidade. Há indícios que a luz solar não beneficia apenas o contato com a pele mas pode nos influenciar por meio da entrada de seus raios pelos olhos.

A incidência de certos raios do espectro solar tem a propriedade de se transformar em energia nervosa, que por sua vez estimula glândulas que aumentam a nossa imunidade.

Ao lado de tantos benefícios temos que considerar que a moderação mesmo de agentes da natureza, deve ser observada. Ficar muito tempo exposto ao sol, principalmente pessoas de pele clara pode trazer efeitos colaterais como envelhecimento prematuro da pele, rugas e mesmo câncer de pele.

Para usufruirmos dos benefícios do sol algumas regras devem ser observadas:

1. O banho solar deve começar ao redor das 10h e iniciar com uma exposição de 5 minutos que dever ser aumentado gradativamente até chegar a meia hora, tendo o cuidado de mudar o local de incidência mudando de posição. Evite queimaduras.

2. Não se recomenda tomar banhos de sol imediatamente após alguma refeição. Pode interferir negativamente na digestão.

3. Cuidado para não adormecer durante o período de exposição e acordar com queimaduras.

4. Em momentos de muito sol use alguma proteção temporariamente. Retire óculos escuros e mesmo óculos normais pois o vidro impede a ação dos raios solares.

5. Em caso de queimaduras inadvertidas, use gelo ou compressas frias para amenizar a dor e o incomodo. Se for mais grave procure assistência médica.

Semana que vem você irá aprender sobre Alimentação Saudável. Nós estamos preparando uma receita especial para você. 

Até lá!

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo