Saúde

Blog

Por que o ar é tão importante?

O corpo necessita de alimento, vestimentas, luz solar, banhos e líquidos, mas nenhuma dessas necessidades é tão premente como o ar puro. Outras precisões podem ser atendidas por suprimentos ocasionais, mas o ar precisa ser fornecido a cada momento, senão morremos. Nossa atmosfera é perfeitamente equilibrada. O ar é uma mistura de 78% de nitrogênio, […]


  • Compartilhar:

Ar puroO corpo necessita de alimento, vestimentas, luz solar, banhos e líquidos, mas nenhuma dessas necessidades é tão premente como o ar puro. Outras precisões podem ser atendidas por suprimentos ocasionais, mas o ar precisa ser fornecido a cada momento, senão morremos.

Nossa atmosfera é perfeitamente equilibrada. O ar é uma mistura de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, e aproximadamente um por cento de argônio, gás carbônico, néon, hélio e outros gases. Se o Criador colocasse uma concentração mais alta de oxigênio na atmosfera, pelo simples acender de um fósforo todo o mundo estaria em chamas. Se o Criador pusesse menos oxigênio nela, o processo respiratório seria muito difícil. Nossos corpos ficariam letárgicos. Se a retirada fosse completa, morreríamos de asfixia.

Nos alvéolos pulmonares, a hemoglobina dos glóbulos vermelhos expele sua carga de dióxido de carbono e, quimicamente, enchem-se de oxigênio fazendo com que os glóbulos fiquem da cor vermelho-brilhante. Esses pequenos sacos aéreos ligam-se ao revestimento dos vasos capilares, e quando os glóbulos vermelhos passam, há uma transferência extremamente rápida. Se pudéssemos estirar no solo a superfície das membranas dos alvéolos pulmonares de uma pessoa saudável, ela cobriria o piso de uma sala de aulas de bom tamanho.

Pense nisto: 25% do oxigênio que os pulmões inalam são consumidos pelo cérebro! Quão importante é, pois, que o ar que respiramos seja fresco e puro. Isto facilitará o pensamento claro.

Quando nos exercitamos ao ar livre, a quantidade de oxigênio ingerida é tremendamente aumentada. O resultado é que os tecidos são abastecidos do oxigênio vital. Sob as árvores há um ambiente de oxigênio enriquecido. Os aromas da natureza também são curadores do corpo e do espírito. A saúde perfeita está baseada na circulação perfeita. Uma grande parte dela se deve à oxigenação.

No entanto o ar que respiramos pode estar contaminado ou poluído. Quando pensamos em poluição do ar logo nos vem a mente as descargas dos automóveis e as chaminés das industrias químicas. Entretanto o ar pode estar poluído mesmo dentro de nossas casas. O hábito de fumar dentro de ambientes fechados pode ser o causador de câncer pulmonar, asma e alergias.

Essas doenças podem produzir dificuldades respiratórias. Considerando que elas podem afetar outras partes do organismo, isso nos chama a atenção para esse fator e para fazer algo a respeito rapidamente. Não se engane pensando: “Posso encarar o problema. Ele não vai me causar dano”. De fato, ele pode já estar prejudicando você ou seus filhos. Quando nós ou nossos filhos caímos vitimados por doenças, então é muito tarde. Entre em ação! Seja decidido e faça algo a respeito.

Como posso evitar os perigos de poluição? Combata o mofo e a umidade com ímpeto, usando alvejantes e água ou um tira-mofo. Durma com as janelas bem abertas. Tome cuidado com ácaros e outros alergênicos que podem se esconder em tapetes e roupas de cama. Ao usar produtos de limpeza e pesticidas, mantenha sua casa bem ventilada. O monóxido de carbono não tem nenhum cheiro, mas é um assassino. Como posso evitar os perigos da poluição interna do ar? Evite o fumo de segunda mão.

Hoje, no mundo em que vivemos – dentro e fora de casa – estamos enfrentamos uma atmosfera carregada de poluentes químicos que ameaçam nossa saúde e sobrevivência. Precisamos vencê-los ou eles nos derrotarão.

Na próxima semana vamos abordar o tema: equilíbrio. Você vai aprender quais os benefícios de uma vida moderada. Até lá.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo