Saúde

Blog

Uma vida equilibrada

Uma definição simples da palavra temperança é "moderação". As coisas boas são usadas de forma inteligente e as coisas prejudiciais não se usam. O objetivo de uma vida de temperança é promover o bem-estar físico, mental e emocional. A temperança não tem que ver apenas com bebidas alcoólicas, tabaco e drogas. Abrange todos os aspectos […]


  • Compartilhar:

Equilibrio.Uma definição simples da palavra temperança é "moderação". As coisas boas são usadas de forma inteligente e as coisas prejudiciais não se usam. O objetivo de uma vida de temperança é promover o bem-estar físico, mental e emocional.

A temperança não tem que ver apenas com bebidas alcoólicas, tabaco e drogas. Abrange todos os aspectos do nosso estilo de vida, seja os excessos no comer, no trabalhar, nas diversões ou de qualquer outra coisa. Essa forma desequilibrada de viver priva os homens e as mulheres da possibilidade de viverem uma vida satisfatória, saudável e abundante.

Álcool — Milhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas. Os anúncios comerciais mostram sempre bebedores felizes, divertidos e alegres.

Mas escondem os milhões de alcoólicos, os acidentes de trânsito, os assaltos, as violações, os homicídios e suicídios provocados por pessoas que estavam sob a influência do álcool.

Cada bebida ingerida destrói de forma irreparável as células cerebrais. O álcool aumenta a tensão arterial e é tóxico para o músculo cardíaco. Também aumenta os derrames cerebrais, as paradas cardíacas, as úlceras gástricas e o câncer. Uma ou duas bebidas produzem espasmos nas artérias coronárias, diminuindo a quantidade de oxigênio que chega ao coração. A cirrose do fígado é muito comum entre os bebedores. O álcool priva o corpo das vitaminas e minerais. As estatísticas mais tristes são, certamente, as que mostram bebês que nascem com deficiências mentais, porque os pais consumiam bebidas alcoólicas.

Drogas — Apesar de toda a informação disponível acerca do uso das drogas ilegais, o seu uso e abuso continua a aumentar. Muitas pessoas começam a usar drogas para escapar à realidade, para evitar enfrentar as dificuldades, para agradar aos amigos ou para satisfazer a sua própria curiosidade. Mas, além de que as drogas não resolvem os problemas, muitas vezes os usuários de drogas, em vez de escaparem aos seus problemas, acrescentam mais um — e grande — aos que já tinham: tornam-se dependentes! O uso repetido de certas drogas pode levar à dependência, tanto física como psicológica. A pessoa toxicodependente continua a usar as drogas para evitar o mal-estar e incômodo que estão associados à abstinência. A necessidade da droga chega a ser tão grande que os que algumas pessoas que usam drogas podem até recorrer a atividades perigosas e ilegais para a obterem. Cerca de 70% dos presos estão encarcerados por crimes relacionados com as drogas.

Lembre-se de que é muito mais fácil prevenir um problema de droga do que curá-lo. Se você ou alguém seu conhecido é viciado em drogas, procure ajuda!

Tabaco — O tabaco é uma das substâncias mais viciantes, entre todas as usadas pelo ser humano. Mata milhares de pessoas por dia. Na verdade, o hábito de fumar é a principal causa de morte evitável. Além do câncer de pulmão, que todos já conhecemos, o tabaco é a causa de muitos outros tipos de câncer. A sua composição, que inclui mais de 4.000 venenos, provoca várias doenças: enfisema pulmonar, úlceras do estômago, doenças do coração e até nascimento de bebês com peso abaixo do normal. Fumar sai caro — custa milhares de milhões de Reais por semana, em cuidados de saúde, em perdas de dias de trabalho, etc.

Mudanças sensatas no seu estilo de vida podem acrescentar anos, e até décadas, à sua vida. Mais ainda, a sua qualidade de vida pode melhorar drasticamente. Façamos planos agora mesmo para desfrutar de um futuro melhor com uma vida de alta qualidade e equilibrada.

Fonte: http://www.portalnatural.com.br/vida-saudavel/saude-e-bem-estar/os-8-remedios-naturais/#axzz3m1qkwfzI

Nossa serie está chegando ao fim, mas nosso conteúdo estará disponível para recapitulação. Na próxima semana falaremos sobre a Confiança. Até lá!

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo