Comunicação

Blog

Significado por trás de uma imagem

Dia 27 de abril, comemora-se o “World Graphics Day”, dia mundial do design gráfico. A data, uma iniciativa do Icograda (International Council of Graphic Design Associations), é celebrada desde 1995 e acontece no aniversário da fundação da instituição, que o descreve como “uma oportunidade para reconhecer o design de comunicação e o seu papel no mundo”, […]


  • Compartilhar:

Dia 27 de abril, comemora-se o “World Graphics Day”, dia mundial do design gráfico.

A data, uma iniciativa do Icograda (International Council of Graphic Design Associations), é celebrada desde 1995 e acontece no aniversário da fundação da instituição, que o descreve como “uma oportunidade para reconhecer o design de comunicação e o seu papel no mundo”, esperando que a rede internacional de associações de designers gráficos “possa contribuir para um maior entendimento entre as pessoas e ajudar a construir pontes onde existam divisões e desigualdades”.

Constantemente somos bombardeados com imagens chamando nossa atenção. Como uma igreja, é cada vez maior a necessidade de tornar distinta nossa mensagem entre o povo. A solução não é gritar mais alto, mas comunicar eficientemente com um “voz” forte e unificada. Quando todas as entidades de nossa Igreja apresentam a mesma identidade visual, nossa “voz” tem muito mais visibilidade e impacto, além de ser mais rapidamente conhecida. Como resultado, a proclamação de nossa mensagem será mais eficiente.

Essa é a razão pela qual o logotipo da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criado. Ele foi desenhado para ser facilmente identificado, e ser familiar para qualquer um que entrar em contato com as várias entidades da Igreja espalhadas pelo planeta.

Contudo, não é suficiente simplesmente possuir um logotipo. O uso esporádico, e interpretações diferentes do desenho podem causar confusão e trazer mais prejuízos do que benefícios. O valor da identidade depende da maneira pela qual ela é usada em todas as suas formas. Quando usada com sabedoria, é um valioso elemento de comunicação.

A parte mais fácil de ser identificada no logotipo é o símbolo gráfico. Com o uso consistente e contínuo, o símbolo pode, por si próprio, tornar-se sinônimo do nome Igreja Adventista da Sétimo Dia. O símbolo foi desenhado para ser mais do que uma coleção de referências simbólicas. O desenho, como um todo, pretende refletir o espírito e o caráter de nossa dinâmica e crescente Igreja. Contudo, os elementos individuais que formam a base do desenho forma selecionados cuidadosamente para representar as crenças e a missão da Igreja.

significado_LOGOIASD

A Bíblia Aberta

A Bíblia forma a base do desenho e representa o fundamento bíblico de nossas crenças. Está retratada numa posição completamente aberta sugerindo a completa aceitação da palavra de Deus.

A Cruz

O símbolo da Cruz, representando o evangelho da salvação, está posicionado no centro do desenho para enfatizar o sacrifício de Cristo, que é o tema central de nossa fé. É também significativo que a Bíblia, representando a lei e a chama, representando o Espírito, apareçam juntas na cruz.

A Chama

Essa forma é feita de linhas em volta de um círculo, uma esfera implícita representando o planeta Terra.

As linhas no topo do desenho sugerem um contínuo movimento para cima, simbolizando a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, bem como a Sua Segunda Vinda, o principal foco de nossa esperança.

As linhas posicionadas a direita da chama representam os três anjos de Apocalipse 14 circulando o globo, e a nossa missão de levar o evangelho ao mundo inteiro.

A chama por inteiro representa simbolicamente o Espírito Santo.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo