Comunicação

Blog

Dia da mentira?

Você tem certeza que nunca mentiu? Nem mesmo para agradar à sua mãe, jurando que a sopa de abóbora e a salada de jiló estavam uma delícia? Ou até mesmo afirmando para um amigo seu que está doente que a aparência dele está ótima? Ou escondendo suas verdadeiras intenções? Em 1564 foi nomeado o dia […]


  • Compartilhar:

mentira_diaVocê tem certeza que nunca mentiu? Nem mesmo para agradar à sua mãe, jurando que a sopa de abóbora e a salada de jiló estavam uma delícia? Ou até mesmo afirmando para um amigo seu que está doente que a aparência dele está ótima? Ou escondendo suas verdadeiras intenções?

Em 1564 foi nomeado o dia da mentira, quando o rei da França determinou a adoção do calendário gregoriano, passando o ano a ter início em janeiro. O ano novo era comemorado em 1º de abril, alguns até resistiram a mudanças, outros resolveram pregar peças com brincadeiras e enviar presentes e convites para festas, de mentira, em 1º de abril.

Meias verdades também são mentiras? E exagerar ou diminuir uma verdade? A mentira tem muitas facetas, e as respostas muitas vezes não são fáceis. Temos alguns exemplos na bíblia.

Tiago 2:25 conta as história de uma mulher chamada Raabe, a meretriz de Jericó, mentiu para salvar os espias israelitas, e com isso salvou também a própria vida e a de seus familiares. Porém, a Bíblia não a elogia porque mentiu, mas por ter acolhido os espias, ajudando-os a ir por outro caminho.

Não temos somente Raabe como exemplo, temos também grandes homens de Deus como Davi, Isaque, Jacó e Abraão que mentiram. E como diz o ditado “Tudo o que plantamos, colhemos”, assim foram com eles. Colheram frutos amargos em quanto vivos. Ananias e Safira cometeram uma falta muito grave, mentiram para o Espírito Santo e perderam a vida.

Meu pai sempre disse “conte a verdade independente da consequência ou reação”, assim somos nós com Deus e com qualquer pessoa que tivermos contato. Já vimos que não vale a pena perder pessoas que amamos e até mesmo a Salvação por causa de uma mentira, seja ela pequena ou grande.

Um trecho do livro chamado A Ciência do Bom Viver, chamou a minha atenção: “Embora a verdade não possa ser dita inteiramente em todas as ocasiões, nunca é necessário e justificável enganar.” O Dia da Mentira é hoje, mas para aqueles que amam a verdade, não se torna um dia de comemoração. Então, no dia da mentira conte só verdades. [Equipe ASN, Tainá Macedo]

 

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo