Comunicação

Blog

Por trás de um relógio

Para cada máquina criada existe uma expectativa básica. Por exemplo. É esperado que um carro nos leve aos lugares onde precisamos. É esperado que um celular faça ligações, que uma caneta escreva, e por assim vai. Entretanto, muitas vezes cada um desses dispositivos recebeu novas funções, mas mesmo sendo ótimos nessas novas funções, o que […]


  • Compartilhar:

Para cada máquina criada existe uma expectativa básica. Por exemplo. É esperado que um carro nos leve aos lugares onde precisamos. É esperado que um celular faça ligações, que uma caneta escreva, e por assim vai. Entretanto, muitas vezes cada um desses dispositivos recebeu novas funções, mas mesmo sendo ótimos nessas novas funções, o que é básico não pode faltar. Um relógio pode ser capaz de calcular, mandar mensagens, responder e-mails, servir de bússola, mas precisa acima de tudo marcar horas. Senão, ele deixa de ser considerado um relógio.

É possível perceber, ainda no caso do relógio, que ele está cumprindo seu propósito básico pelos movimentos dos ponteiros. A medida que eles se movem, percebemos os diferentes horários sendo indicados.

Algo importante a se considerar, é que os ponteiros indicam que o relógio está cumprindo o propósito, mas não podem ser indicados como os únicos responsáveis por isso. Todo relógio tem uma fonte de energia, e entre esta fonte e o marchar dos ponteiros existem engrenagens, molas e mecanismos que funcionam ocultamente, silenciosamente e que possibilitam o movimento dos ponteiros.

Algumas peças bem pequenas, outras maiores, mas todas com um papel a desempenhar e que quase nunca são vistas.

Podemos utilizar esse exemplo para definir o trabalho que acontece na igreja. Que também tem propósitos, cumpre objetivos e possuem expectativas básicas.

Acontece, que geralmente vemos apenas os ponteiros se mexendo. Vemos um líder fazendo um discurso, um pastor descrevendo um evento, vemos um projeto ou um programa acontecendo e constatamos que o relógio está funcionando. Mas é necessário considerar que sempre existe uma fonte de energia, e que entre ela e esses “ponteiros”, existem pessoas que funcionam como engrenagens.

Entre essas pessoas estão as secretárias. Elas aparecem pouco, às vezes não são notadas, apenas quando o mecanismo falha, é que a importância delas é considerada.

As secretárias possibilitam o movimento dos ponteiros. Ficam muitas vezes anônimas, mas ativas.

Quando penso, em especial na igreja, sou levado a considerar que a igreja se mantém cumprindo seu propósito porque temos engrenagens conectadas a Fonte e comprometidas em permitir que os ponteiros se movam da maneira correta.

Secretárias, que nesse dia especial vocês possam ter a certeza que o seu trabalho é fundamental para o avanço do Evangelho. Muito obrigado, e que Deus te abençoe.

Feliz Dia das Secretária!

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo