Ministério da Criança

Decora Salmos

DE-COR-A-SALMOS

Queremos ver crianças Saudáveis, Santas e Salvas. Para ajudar nesse processo incentivaremos as crianças na leitura e na memorização dos Salmos e versos Bíblicos. Nosso alvo é permitir que a criança ouça e conheça a voz de Deus através da Sua Palavra, e que ela se aproprie desses versículos Bíblicos, e permita que cada dia estes versos a conduzam no caminho.

A memorização dos Salmos vai tornar a Bíblia real para a criança. Esse processo é fundamental no crescimento e instrução cristã.

A lição da Escola Sabatina inclui um verso para ser memorizado como parte da lição semanal. Os pais ajudam os filhos a decorar esses versos. São 13 versos por trimestre… 52 versos ao ano. Tirando os dois anos do Rol do Berço, teremos até a classe dos juvenis, 10 anos. Já fez as contas? 520 versos. E queremos mais…

Obs. Usar como incentivo o álbum de figurinhas com versos áureos para jardim e primários. Adquiri na Associação de seu campo.

Queremos ter crianças felizes, que sabe qual é a vontade de Deus para elas. E o segredo para ganharmos as crianças, começa motivando os pais dessa Geração, a estimularem a memorização junto com seus filhos. O trabalho feito em casa fará a diferença.

Desafio você nessa missão de ensinar cada dia os Salmos. Assim eles manterão a Palavra viva em suas vidas. A criança terá sempre um verso em sua mente nas horas de crise e a recompensa certa é que terão a Palavra de Deus no Coração. E assim saberão desfrutar da Presença plena do Senhor, conhecerão Sua voz e serão mais felizes.

Como as crianças aprendem?

Pelo ouvir, ver e fazer. Pela repetição. Quando o assunto é divertido e interessante. Aprendem melhor quando amam e confiam no professor. Aprendem melhor ainda quando estão físicas, emocional e mentalmente prontos. Aprendem ao observar o adulto e pelo exemplo amoroso. Aprendem enquanto cantam…

Sugestões para memorização usando a audição

Há crianças que aprendem melhor ouvindo. Portanto a repetição é uma das formas para ela memorizar.

  1. Sempre repita o verso com ritmo.
  2. Coloque o verso em música. Utilize melodias bem conhecidas como: “Oh! Como amo a Cristo”.
  3. Escolha um sinal para lembrá-lo de repetir o verso na classe. Diga o verso, por exemplo, cada vez que tocar o sinal na escola, ou quando tocar algum celular.
  4. Substitua as palavras ao bater palmas. Diga o verso todo. Repita-o, batendo palmas e deixando de mencionar a primeira palavra, depois as duas, depois três…
  5. Diga o verso com voz diferente. Como seria se um elefante falasse o verso? Ou um camundongo? Ou um passarinho? Inicie o verso com voz normal e alta; ou inicie-o em voz alta e, então, abaixe-a; inicie rápido e então, bem devagar; inicie devagar e acelere.

Sugestões Visuais

Para as crianças que aprendem melhor ao ver, há muitas formas visuais de ensinar o verso.

  1. Eliminando palavras: Escreva cada palavra do verso em um cartão. Disponha o cartão em ordem. Permita que uma criança retire um cartão de sua escolha a fim de que a respectiva palavra não mais seja vista.
    Utilize papel adesivo e permita que as crianças removam uma palavra por vez. Escreva o verso na lousa ou em papel e apague uma palavra por vez.
  2. Cartaz: Permita que as crianças façam cartazes com fotos, desenhos ou gravuras de revistas que representem as palavras do verso.
  3. Cereal de Letras ou sopinha de letras: As crianças podem dispor as letras do alfabeto (em cereal) e soletram o verso.
  4. Jogo de Memória: Para crianças pequenas, use um símbolo para cada verso ou palavra do verso que aprendem, como por exemplo, CORAÇÃO representando o AMOR.
  5. Figuras – Substitua as figuras por palavras.

Sugestões Manuais

Para as crianças que aprendem melhor fazendo, há formas divertidas para aprender o verso.

Movimento das Mãos
Amarás (mãos sobre o coração)
O Senhor, o seu Deus, (aponte para cima).
De todo o teu coração, (mão direita sobre coração).
De toda a tua alma, (novamente mão sobre coração).
E de toda a tua força. (erga os punhos e enrijeça os bíceps)

Bola Arremessada

Utilize uma bola leve. Forme um círculo e jogue a bola para uma criança que deverá falar a primeira palavra do verso e jogar a bola para outra criança que falará a segunda palavra do verso, e assim por diante.

Cartela de Ovos Vazia

Colocar palavras do verso que deseja ensinar, nos espaços da cartela e permitir que montem o quebra cabeça do verso. Ou ainda, cada palavra do verso deve ser escrita em um balão inflado. Disponha-os em ordem e cole-os na parede. Dê a cada criança um alfinete e permita-lhes, uma por vez, furar o balão que desejar e então leiam o verso com a palavra faltante.

Quebra-cabeças

Providencie papel cortado em pequenos quadros para que as crianças escrevam as palavras do verso, sendo uma palavra em cada quadro. Depois misture os papéis e entregue a cada aluno certa quantidade necessária para formar o versículo. Eles podem trocar entre si, a fim de que encontrem as palavras que necessitam.

Códigos

Escreva o verso em código num quadro ou papel. E ao descobrir as letras vai formando o verso. Pode usar números (1=A; 2=B; 3=C) ou símbolos (# = A @ = B & = C). E eles vão decifrar.

USANDO JOGOS

Tesouro escondido:

Escreva cada palavra do verso em pedaços de papel separados. Esconda-os em vários locais da sala. As crianças deverão encontrar as palavras e juntá-las para que o verso seja formado sobre suas mesas. Se há muitas crianças, escreva várias vezes, as palavras em papéis de diferentes cores. Se uma criança encontra uma palavra do verso em papel de cores diferentes, deverá procurar seu complemento nos papéis da mesma cor, ou seja, a palavra do verso é azul, todas as demais partes para se completar esse verso deverão ser em papéis de cor azul. Não terá valor o verso que for formado com papéis de cores variadas. Varie os locais para esconder os papéis cada vez que iniciar o jogo.

Tocando o tambor:

Se não há tambor que produza som, pode ser uma lata com feijões, que ao ser agitada, produza som. Forme um círculo. O professor começa pronunciando a primeira palavra do versículo, toca o tambor e entrega-o à criança que está à sua direita. Assim, continuam os demais. Se houver algum que esqueceu ou não sabe o verso, volta o tambor para o diretor que começa tudo novamente, e dessa vez, pelo lado esquerdo.

Escrevendo as palavras.

Alinhe os jogadores em duas equipes no fundo da sala. Ao ouvir um “já! ”, o primeiro jogador de cada equipe, deverá correr até o quadro de giz ou papel cartão, que está à sua frente e escrever a primeira palavra do verso, depois volta para a fila correndo e entrega o giz ao segundo participante que também corre até o quadro e escreve a segunda palavra, e assim sucessivamente, até terminar de escrever todo o verso ou Salmos.

Enigma:

Forme duas equipes. A equipe N. º 1 encenará o versículo com mímicas e movimentos e a equipe N. º 2 terá que adivinhar. Depois de um determinado tempo, pode ser 1 ou 2 minutos, devem dizer qual o verso. Se a equipe acertou, ganhará pontos.

Girando os dados:

Prepare dois dados. Em cada lado de um dos dados, escreva as citações bíblicas dos versos e no outro lado do dado, escreva: Repetir, Procurar, Ler na Bíblia, explicar o verso, fale-o ao ouvido do professor.

Fazer um círculo ao redor da mesa. Um aluno toma os dois dados e os faz girar sobre a mesa, e logo vê o que lhe compete fazer. O que não consegue cumprir as tarefas indicadas, deve sair do círculo até o próximo jogo.

DE-COR-A-SALMOS – Exemplo de Regras

Classe do Rol do Berço

– Saber os versos áureos dos quatro trimestres do ano e Decorar o Salmo 23: 1 e 2

Classe do Jardim da Infância

– Saber os versos áureos dos 4 trimestres do ano.
– Decorar o Salmo 23 e a Oração do Pai Nosso – Plus – Salmos 4.

Classe dos Primários

– Saber os versos áureos dos quatro trimestres do ano. Decorar um Salmo por trimestre. Salmos: 23, 139, 63, 91 – Plus – Salmo 1, 4
– Montar um álbum com desenhos de cada verso ou Salmos que decorou, pode até fazer scrapbook com os Salmos.

Classe dos Juvenis

– Saber os versos áureos dos quatro trimestres do ano.
– Decorar os seguintes Salmos: 23, 139, 63,91, 1, 4, 8, 24, 46, 100 – Plus – 10 Mandamentos

  1. Quando a Criança decorar um Salmo deve declamar o Salmo ao professor em sua classe. E o Professor levará o apontamento para o Coordenador que lhe presenteará com um Botton.
  2. O coordenador deve postar o áudio da criança falando o Salmo.
    E deve apresentar para a igreja cada criança que aprendeu o Salmo, na hora da Adoração infantil. Só comunicar a igreja.
    Ex. Estamos felizes porque o João ou o Pedro, decoraram o Salmo X. Ele já ganhou o botton para não esquecer que estamos felizes porque já sabem parte da Palavra de Deus.
  3. O Ministério da Criança da Igreja deve preparar algo especial para brindar a criança que mais decorar Salmos.
  4. A Associação preparará para os que cumprirem a meta:
    a) Uma medalha para a criança que alcançar o objetivo, segundo a especificação da sua classe.
    b) Sorteará quatro brindes especiais – um por classe. Dos que enviarem os nomes para a associação.
    c) No Programa de final de ano que pode ser Pic Nic no Céu, uma criança de cada categoria apresentará um Salmo e receberá uma Bíblia própria para a sua idade. (A escolha da Criança será feita por sorteio entre os primeiros áudios postados no grupo MC divididos por classes).