Educação

Blog

O ENEM está chegando ... e agora?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma forma e avaliação muito importante para a vida acadêmica dos alunos e uma das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. O objetivo é avaliar as competências e não apenas informações. Exige compreensão dos enunciados e cobra mais o domínio sobre o conteúdo do […]


  • Compartilhar:

Prova EnemO ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma forma e avaliação muito importante para a vida acadêmica dos alunos e uma das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil.

O objetivo é avaliar as competências e não apenas informações. Exige compreensão dos enunciados e cobra mais o domínio sobre o conteúdo do Ensino Médio, diferente das antigas provas que faziam com que o aluno decorasse fórmulas e datas. Essa avaliação surgiu como forma de valorizar a lógica e a capacidade de interpretação do aluno, estimulando raciocínio e ideias. Partindo deste pressuposto, a avaliação do ENEM é condizente com a necessidade da realidade.

É muito importante o aluno ter disciplina e comprometimento com os estudos para atingir um bom desempenho nas provas.

Abaixo você vai encontrar algumas dicas valiosas para mandar bem na prova:

• Organizar o tempo

O aluno deve separar um espaço do seu dia para estudar, mas este tempo deve ser, de fato, produtivo.
Quem não tem o hábito de estudar, deve estudar aos poucos. O ideal é se habituar a um período e, de tempos em tempos, ir aumentando a dedicação.

• Aproveitar o ano letivo

É importante relacionar o conteúdo que se está aprendendo na escola com o que se precisa ser estudado para o ENEM. E, claro, sempre tirar as dúvidas com o professor.

• Fazer resumos

Uma boa forma de se organizar com o conteúdo é fazer resumos e esquemas das matérias.

• Informar-se, mas não se contentar com o básico

Os temas da atualidade são sempre cobrados nas provas do ENEM.
“O aluno tem que saber sobre os fatos, mas também sobre a ciência, as evoluções no campo da saúde, pesquisas, aspectos do meio ambiente. Ele tem que se situar no mundo em todos os aspectos”, explica a professora Leiva Leal, professora da Faculdade de Letras da UFMG.

• Exercitar-se

Fazer as provas do ENEM é uma maratona. Fazer exercícios, ainda que de forma leve, vai ajudar a ter mais rendimento durante a sua preparação. O sedentarismo diminui a capacidade de produção. A atividade física é obrigatória, para qualquer pessoa, para poder ter “pique”. Ainda que seja pouco, o estudante deve adquirir este hábito.

• Redação

Redação é treino. Ouvimos dizer que para escrever bem é preciso ler muito: e isso é verdade. Mas também é preciso escrever muito.

• Trocar ideias

Desenvolver o raciocínio crítico é uma das habilidades mais exigidas pelo ENEM. Para isso, é fundamental buscar outras opiniões.
Trocar ideias é uma ótima estratégia para conhecer outros pontos de vista, e assim ter mais facilidade para se expressar.

• Ferramentas online

Estudar com a ajuda da internet, por meio de vídeo aulas, é um ganho na praticidade. No entanto, é importante se certificar de que o conteúdo que está sendo oferecido é de qualidade.

• Relaxar

Não adianta enfiar a cara nos livros e esquecer da vida social. É necessário ter equilíbrio nas atividades e é essencial que a rotina reserve, além do tempo para os estudos, os momentos de descontração e relaxamento.

• Alimentar-se bem

Sabe-se que a base de tudo é uma dieta equilibrada. É muito importante consumir muitas frutas, verduras, cereais e beber muita água.
“Corpo são, mente sã. ” (Juvenal)

Seguindo estas dicas, com certeza o sucesso chegará! Boa Prova.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo