Ministério Jovem

Blog

Leitura e Conexão

Você sabia que a internet oferece um espaço para os fãs da leitura poderem opinar e comentar suas preferências literárias? Os chamados “booktubers” publicam vídeos comentando obras literárias, e parte dessas obras estão ligadas aos vestibulares das universidades públicas. São vídeos feitos em casa sem muita produção, visando estimular o interesse, principalmente dos jovens, pela […]


  • Compartilhar:

Leitura e ConexaoVocê sabia que a internet oferece um espaço para os fãs da leitura poderem opinar e comentar suas preferências literárias?

Os chamados “booktubers” publicam vídeos comentando obras literárias, e parte dessas obras estão ligadas aos vestibulares das universidades públicas. São vídeos feitos em casa sem muita produção, visando estimular o interesse, principalmente dos jovens, pela leitura de clássicos da literatura ou dos best-sellers do momento.
Pesquisas apontam que os jovens de 14 a 20 anos são os maiores interessados por esses canais.

A iniciativa além de ser criativa, pode ser considerada muito importante, uma vez que um estudo publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentou o Brasil no 55o lugar no ranking de leitura, atrás de países como Romênia e Tailândia.

Na prática os jovens cristãos também podem fazer uso desta ferramenta para comentar e opinar sobre os livros de Ellen White, demais livros denominacionais e acima de tudo, sobre a Bíblia, comentando, por exemplo, os capítulos diários do ano bíblico.

Algo importante sobre o material produzido por um “booktuber”, é que o vídeo não substitui a leitura completa de uma obra literária. Com uma linguagem simples e descontraída, o objetivo é tornar a referida leitura como algo interessante e relevante.

Quando pensamos em maneiras contextualizadas para a expansão dos valores do reino de Deus, tornar-se um “booktuber” missional, pode ser uma maneira muito eficaz de motivar cristãos e não cristãos a tomarem tempo com obras literárias que produzirão reflexão, análise e potencial transformação.

A partir dos comentários dos livros, os “booktubers” também recebem pedidos de conselhos que relacionem o conteúdo das leituras com a escolha, por exemplo, da faculdade e da carreira profissional.
Da mesma forma, poderemos esperar que os “booktubers” missionais terão a oportunidade de aconselhar internautas que têm dificuldade de relacionar o Evangellho com a vida cotidiana.

Que tal aceitar esse desafio? 

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo