Ministério da Mulher

Blog

Amamentar, um ato de amor

Hoje, dia 1 de agosto, comemoramos o dia Mundial da Amamentação, uma atitude linda, que faz parte do encantamento da maternidade e faz brilhar os olhos das futuras mamães.  Como bem sabemos, nem tudo é tão perfeito e romântico como imaginamos e nem sempre os sonhos tornam-se em realidade. E nesse momento em que paro […]


  • Compartilhar:

Dia mundial da amamentaçãoHoje, dia 1 de agosto, comemoramos o dia Mundial da Amamentação, uma atitude linda, que faz parte do encantamento da maternidade e faz brilhar os olhos das futuras mamães. 

Como bem sabemos, nem tudo é tão perfeito e romântico como imaginamos e nem sempre os sonhos tornam-se em realidade.

E nesse momento em que paro para escrever sobre a importância da amamentação, penso em alguns tipos de mães:

- Aquelas que sonharam com a possibilidade de amamentar e realizaram-se;
- Aquelas que não tiveram essa oportunidade por questões diversas;
- E aquelas que optaram por não amamentar.

Sabemos que a nossa vida é feita de escolhas e as fazemos de acordo com a nossa vivência, conhecimento, instrução e de acordo com os nossos desejos.

Sem dúvida alguma, amamentar é um ato de amor, desprendimento e muito carinho. Sei que não é tão simples como vemos nas campanhas da televisão, mas é algo possível.

Só em saber que o leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê precisa para ser saudável, já dá vontade de passar por todas as dificuldades que possam surgir e fazer parte do time das mães que conseguem amamentar.

As recomendações da Organização Mundial da Saúde relativas à amamentação são as seguintes:

Crianças devem fazer aleitamento materno até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas o leite materno.

A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc) e manter o aleitamento materno.

As crianças devem continuar a serem amamentadas pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Pesquisas mostram que bebês que são amamentados ficam menos doentes e são melhores nutridos do que aqueles que ingerem outro tipo de alimento. Mesmo porque, o leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebê.

A Amamentação promove um vínculo afetivo muito forte entre a mãe e a criança, o que facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas.

Algo bom para ser lembrado também é que a amamentação só faz bem para a saúde da mamãe e do bebê. Faz queimar colorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar.

Pesquisas esclarecem que as mamães que amamentam exclusivamente seu bebê com leite materno nos primeiros 6 meses, perde em média 500g por semana.

Caso você seja uma futura mamãe e ainda sente dúvidas quanto amamentar seu bebê, leia mais sobre esse assunto, pesquise e converse com profissionais qualificados para obter informações precisas, que trarão segurança quanto a esse importante ato de amor.

Nunca esqueça que amamentação proporciona mais saúde, mais carinho e mais proteção.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo