Saúde

Blog

Você já bebeu água hoje?

Na semana passada, demos o início a nossa série de postagens sobre os oito remédios naturais, e os seus benefícios. No último texto, você aprendeu sobre a importância do exercício físico, e como a prática de atividade ajuda a manter o corpo e a mente em dia. Hoje nós escrevemos sobre a água, esse item […]


  • Compartilhar:

Na semana passada, demos o início a nossa série de postagens sobre os oito remédios naturais, e os seus benefícios. No último texto, você aprendeu sobre a importância do exercício físico, e como a prática de atividade ajuda a manter o corpo e a mente em dia. Hoje nós escrevemos sobre a água, esse item primordial para a vida. Você vai aprender qual é a função da água em nosso corpo e os benefícios trazidos por ela.

Então, continue a leitura.

ÁguaA água é chamada o solvente universal. Parte de sua fórmula química torna-a “consanguínea” com todas as substâncias ácidas e outra parte permite-lhe parentesco com todas as substâncias alcalinas. Quando nossa concentração de sal (NaCl) no sangue começa a se elevar (causa comum de pressão alta), a água pode diluir o sal e transformá-lo quimicamente, de forma que ele não prejudique nossa saúde. Junto com o ar, a água é nossa necessidade biológica mais urgente.

Você alguma vez plantou um belo e florescente arbusto em seu jardim, que tinha de ser aguado cada dia para dar belas flores? E então você se esqueceu, ou talvez o vizinho que o molhava estava muito ocupado. E quando você chegou em casa após as férias, as flores estavam secas e mortas. Isso acontece com você quando não bebe água. Sob condições normais, podemos viver um mês sem alimento, mas somente de quatro à seis dias, sem água.

Nossa pele precisa de hidratação. Precisa de água. Você alguma vez viu um chão barrento que não recebera qualquer chuva por semanas ou meses? O barro usado por ser macio e liso, fica duro e rachado. Nossa aparência, quando não é adequadamente provida de água por dentro e por fora também, torna-se enrugada e rachada.

A água tem mil outros benefícios para sua saúde.

O fluido em nossos joelhos, quadris e outras juntas entram e saem das cartilagens esponjosas, agindo como absorventes de choques e lubrificantes, e provendo-lhes nutrientes.

A desidratação afeta especialmente os discos intervertebrais e suas juntas. O quinto disco lombar é afetado em 95% das vezes.

São necessárias grandes quantidades de água para a fibra alimentar ser eficiente. O revestimento do intestino delgado secreta quase 1.800ml de água diariamente. Saliva, suco gástrico e outros fluidos digestivos são produzidos livremente. A maior parte deles é rapidamente absorvida. Somente 100 ml de água passam para as fezes. O diligente trabalho do revestimento do intestino delgado, chamado de mucosa, é substituído a cada cinco dias.

Quando todo o mundo na família lava as mãos com sabonete e água antes das refeições, após usar o banheiro e manusear substâncias impuras, será muito mais fácil manter longe os resfriados, gripes e outras incontáveis doenças. Se pudéssemos visualizar ou ver os germes de muitas doenças nas coisas que tocamos, a maioria de nós lavaria as mãos com mais frequência.

A água cria um sistema de transporte para os 100 trilhões de células do corpo pertencentes aos tecidos nervosos, músculos, ossos e pele.

Ela possui a enorme capacidade de absorver o calor.
• Resfriamento direto pela dissipação do calor dentro dos vasos sanguíneos.
• A transpiração através da pele é o melhor meio de dispersar calor.

Nossos rins são máquinas de reciclagem similares àqueles aparelhos que reciclam a água utilizada na International Space Station (ISS). A ISS recicla água de urina, não apenas dos humanos, mas dos animais a bordo e a transforma-as em água potável de alta qualidade. Sem tal cuidadosa reciclagem, seriam necessárias 18 toneladas de água todos os anos para os quatro tripulantes.

Mas o rim humano é muito mais maravilhoso. A cada minuto, 24% do sangue passam pelos rins e são purificados. São excretados um a dois litros de água cada dia como urina. Sem os rins, isso requereria 9.500 litros de água (40.000 copos) um dia para manter os vários órgãos de corpo funcionando corretamente. Em outras palavras, o corpo é uma fábrica de reciclagem ambiental de eficiência surpreendente.

Os rins filtram cerca de um barril de dejetos cada dia, mas ainda reciclam, concentram e reabsorvem fluídos, após a remoção de seus venenos. O resultado é que precisamos substituir cerca de seis a oito copos de água diariamente.

Recomendação: de seis a dez copos de água ou dois a três litros. Necessitamos de suprimento fresco cada dia porque, na média diária, o corpo perde de dois a quatro copos de água por meio da respiração, dois copos através a perspiração invisível e seis copos por meio da eliminação. Mais também é perdido por meio do trabalho duro, do exercício, das altas temperaturas e do ar seco. Quando os médicos perguntam aos seus pacientes quanta água eles bebem por dia, muitas vezes a resposta é: somente um copo. Isso significa que o corpo é forçado a obter a água necessária de outros fluidos e alimentos.

Você já bebeu água hoje?

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo