Saúde

Blog

Descanso

A falta de sono é considerada causadora de mais de 60% dos acidentes de tráfego. Com as mudanças do horário de verão, os acidentes de trânsito aumentaram. Quando as pessoas retornam ao tempo-padrão e ganham uma hora, os acidentes diminuem. Thomas Edison fez um favor à humanidade? Como você sabe, Thomas Edison inventou a lâmpada […]


  • Compartilhar:

Acordando Feliz

A falta de sono é considerada causadora de mais de 60% dos acidentes de tráfego. Com as mudanças do horário de verão, os acidentes de trânsito aumentaram. Quando as pessoas retornam ao tempo-padrão e ganham uma hora, os acidentes diminuem.

Thomas Edison fez um favor à humanidade? Como você sabe, Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente. Hoje as lâmpadas incandescentes, lâmpadas de flash, lâmpadas florescentes e holofotes transformam a noite em dia. De acordo com a Bíblia, o dia começa ao pôr-do-sol. As pessoas pensantes estão começando a reconhecer que talvez a Bíblia esteja certa. O dia realmente não começa ao amanhecer ou à meia-noite. Ele tem início com o descanso adequado e o recarregamento de nossas baterias. Gênesis capítulo 1 diz que “houve tarde e manhã, o primeiro dia”, segundo dia, terceiro dia, etc.

Levítico 23:32 declara que de uma tarde à outra tarde deveríamos celebrar nossos dias de descanso ou sábados. Após uma boa noite de descanso, nos sentimos restaurados e revigorados para desfrutas as horas do dia. Quantas horas de luz tem sido simplesmente sabotadas, porque não nos preparamos para elas, apressando-nos numa corrida maluca estando fatigados e não alertas. Vivemos uma época de supermercados 24 horas, serviços centrais e lojas de conveniência. De fato, para milhões de pessoas, a parte ativa do dia está apenas começando a acelerar quando o sol se põe.

Em toda a criação animal, não há nenhum espécime — exceto o humano — que se priva do sono. De acordo com um recente plebiscito administrado pela National Sleep Foundation, dois terços dos americanos relatam problemas de sono. O Sono é a chave de administrar nosso dia com sucesso.

Hoje muitas famílias estão irritadas umas com as outras. Crianças estão raivosas e os pais têm pavio curto em grande parte porque os membros da família não tiveram o descanso que necessitavam para recuperar-se e restaurar seu corpo e alma.

Embora os pesquisadores não estejam em total acordo com relação ao que significa “sono adequado”, podemos a grosso modo definir como a quantidade de sono que permitirá que nossas funções atinjam seu máximo e nos fará sentir bem física e mentalmente.

As crianças precisam de aproximadamente 10 horas de sono por noite. Os adolescentes entre 12 e 21 anos, cerca de 9 horas, e os adultos acima de 22 anos, entre 8 e 10 horas por noite.

Os primeiros sintomas de falta de sono é a redução da atividade, atenção diminuída, e frequentemente um pouco de depressão. O conceito atual é que a perda de sono é cumulativa. Dormindo pouco em dias consecutivos, você fica cada vez pior. O débito de sono aumenta e a sonolência também, seu estado de alerta diminui e o desempenho idem. Alguém certamente pode compensar a falta de sono dormindo um pouco mais e recuperando-o. mas isso leva tempo. Por exemplo, se você dormir pouco durante uma semana ou duas, pode requerer uma semana inteira de sono prolongado para recuperar a perda.

A fadiga nubla a concentração e o pensamento claro e criativo. Diminui a eficiência. O poder de decisão e julgamento é prejudicado. Pessoas cansadas podem parecer indiferentes, distraídas e deprimidas, e mais propensas ao negativismo e a raiva.

Os médicos internos nos hospitais trabalham muitas vezes de 70 a 80 horas por semana. Isso é particularmente verdadeiro nos hospitais-escolas. Esses internos privados de sono são mais tendentes a cometer erros.

A demanda por armas durante a Segunda Guerra Mundial aumentou a produção industrial britânica. As fábricas trabalhavam 74 horas por semana. A moral despencou e os trabalhadores sofreram mais acidentes. Em realidade, eles estavam trabalhando 66 horas por semana. A administração da fábrica decidiu diminuir as horas de trabalho para 48 por semana e insistiram em propiciar-lhes um dia de descanso por semana. Os executivos ficaram agradavelmente surpresos em ver a produção subir 15%, a despeito do fato de que os trabalhadores gastaram menos horas no serviço! O humor aumentou e a qualidade do trabalho melhorou; houve poucas ausências e acidentes. O descanso regular compensou os empregadores e trabalhadores juntamente.

As crianças precisam de um sono profundo à noite. Ele faz a temperatura baixar e produz liberação do hormônio de crescimento. Se uma criança fica acordada, sua temperatura permanece alta e o hormônio de crescimento não é secretado corretamente.

Antigamente, quando os filhos de Israel deixaram o Egito e estavam prestes a cruzar o Rio Jordão para a Terra Prometida, Moisés lhes disse: “Mas, passareis o Jordão e habitareis na terra que vos fará herdar o Senhor, vosso Deus; e vos dará descanso...” Deuteronômio 12:9-10. A Bíblia nos diz no livro de Josué que foi cumprida de fato. Eles entraram na terra, tomaram-lhe a posse e “o Senhor lhes deu repouso” - Josué 21:44. A história de Israel que entrando no repouso de Deus não é apenas a epopeia de um povo do passado. Também é a nossa história.

Nós também podemos entrar no repouso de Deus, não descansando “por uma eternidade ou duas” algum dia próximo, como sonhou um poeta. De acordo com a Bíblia, podemos entrar agora mesmo nesse descanso pela fé. Quando o Adão e Eva descansaram no primeiro santo sábado, eles não estavam repousando de seu próprio trabalho. Eles descansavam na concluída obra de Deus. Isso quer dizer que quando obedecemos ao quarto mandamento para celebrar o sábado do sétimo dia, não apenas percebemos que não podemos confiar em nossas próprias obras, mas que confiamos na obra acabada de Cristo em nosso favor.

É uma boa notícia o fato de não podermos confiar em qualquer obra nossa para assegurar-nos a salvação. Mas podemos “descansar em Cristo” pela fé e ter a garantia de que somos aceitos por Deus. A Bíblia nos ensina que podemos ter total segurança da salvação e repousar em Deus aqui e agora. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. ” João 6:4. E em Mateus 11:28, Jesus declara: “Vinde a Mim vós todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. ”

Os Melhores Indutores de Sono são os Naturais

· Pratique exercício diariamente, para melhor contrariar a fadiga mental e emocional. Caminhe, nade ou trabalhe no jardim ou quintal em vez de ver televisão.

· Tome um banho morno (não quente), enquanto ouve uma música suave e com pouca luz, para relaxar o corpo e a mente.

· Tome uma bebida morna. Mas evite a cafeína, mesmo durante o dia. É um estimulante que, geralmente, causa insônia.

· Mantenha uma hora regular para se deitar e se levantar.

· Um estômago vazio ajuda a dormir melhor. Coma a sua refeição da noite algumas horas antes de se deitar,e que seja muito leve.

· Tente alguns exercícios simples para o ajudarem a relaxar: alongue o pescoço e movimente-o suavemente em círculos, sorria, franza a testa, arqueie as sobrancelhas mantendo os músculos nessas posições durante vários segundos, respire profundamente, relaxe.

· Não vá para a cama a pensar nos problemas do dia. Conte as bênçãos que recebeu e encha a sua mente de gratidão e reconhecimento.

· O verdadeiro descanso está em Jesus. Entregue os seus problemas ao Senhor, e aceite a Sua paz e perdão.

Na próxima semana falaremos um pouco sobre a importância do Ar Puro e sobre dicas para uma boa respiração.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo