Saúde

Blog

E agora o que comer?

Essa foi a reação de muitos após a Organização Mundial de Saúde divulgar oficialmente a notícia sobre os riscos de se ingerir carne processada como agente de tumores malignos. Mesmo a carne não processada tem potencial para isso, embora com dados menos conclusivos. Como seria de se esperar, uma notícia dessa provoca reações imediatas, prós […]


  • Compartilhar:

O que comerEssa foi a reação de muitos após a Organização Mundial de Saúde divulgar oficialmente a notícia sobre os riscos de se ingerir carne processada como agente de tumores malignos. Mesmo a carne não processada tem potencial para isso, embora com dados menos conclusivos.

Como seria de se esperar, uma notícia dessa provoca reações imediatas, prós e contra. Novidade? Nem tanto. A novidade é que a notícia parte de fonte neutra que não faz parte de ativismo nenhum, mas que cumpre o seu papel de guardião internacional da saúde.

As reações contra compreensivelmente vem dos que comercializam esses produtos e seus efeitos econômicos negativos de uma notícia dessas e os que se apegam a carne como seu alimento preferido.

Logo surgem os efeitos alface: fulano de tal comeu alface a vida toda e morreu de câncer ou o argumento “nada a ver”: Meu avô morreu com 95 anos e comia carne três vezes ao dia. Casos anedóticos nada provam, mas são exceções que validam a regra. Além disso sabemos que o câncer é uma doença multifatorial, ou seja, tem mais de uma causa.

No caso das carnes processadas são mais os aditivos e os métodos de preservação e preparação, que tornam o produto mais saudável. No caso do churrasco, a combustão forma o benzopireno, uma substância cancerígena também encontrada no cigarro.
Radiações, poluição, álcool, drogas, são outros fatores independentes que podem desenvolver tumores.

O conhecimento da carne como fonte de doença data de muitas décadas e as conclusões a que chegaram, foram baseadas em mais de 800 estudos prospectivos, ou seja, acompanhamento de população em vários países do mundo durante muitos anos.

As conclusões encontradas apontam: 1- A carne processada tem maior associação com o câncer; 2- Quanto maior as quantidades de carnes consumidas maiores as chances de câncer; 3- O uso de muitas frutas verduras e alimentos integrais junto com o uso moderado de carne diminuem a incidência de câncer principalmente no colón.

Como a Organização, a Igreja Adventista recomenda há mais de 150 a seus membros e população em geral, sobre as vantagens de uma dieta que se afaste gradativamente da dependência de alimentos de origem animal. E como resultado dessas escolhas, cada um pode experimentar em si mesmo uma melhor saúde e um aumento da qualidade de vida. “Vim para que tenham vida e vida em abundância. ” S João 10:10

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo